A Biossegurança completa de um estúdio de tatuagem inclui a limpeza e desinfecção do estúdio. Bancadas, macas e superfícies do estúdio, devem ser devidamente limpas e desinfetadas com bactericidas e esterilizantes químicos.
Os médicos recomendam aos tatuadores a vacinação contra Hepatite B.
2 - Solda, esterilização, limpeza de agulhas e biqueira
O tatuador agrupa as agulhas por meio de solda, a quantidade de agulhas varia de acordo com a tatuagem, são utilizadas no mínimo três agulhas agrupadas. A forma como as agulhas são soldadas e a espessura também varia. Estas agulhas são presas na ponta de uma haste, também por meio de solda.
Esta haste com agulha, assim como as biqueiras ou ponteiras são devidamente limpas e embaladas em envelopes próprios para estufas ou autoclaves, onde são depositados. As biqueiras ou ponteiras, para uma desinfecção mais eficiente, podem ser tratadas
em cuba Ultra-sônica. Depois de fechada e ligada a estufa ou autoclave, marca-se o tempo de esterilização que varia de acordo com o equipamento.
3 - Montagem da bancada ou mesa de procedimentos
Após a mesa ou bancada estarem devidamente desinfetada, é colocado sobre a superfície da bancada um plástico transparente de PVC, que, é descartado após o término da tatuagem. Na mesa ou bancada também são colocadas várias folhas de papel-toalha, usadas pelo tatuador para retirar o excesso de tinta durante a tatuagem.
Os borrifadores ou bisnagas de água, são embalados, deixando apenas um pequeno furo para saída de água. Evita-se assim a contaminação destes materiais que também são deixados sobre a bancada durante o processo da tatuagem. As pontas do Clip-cord(fios conectados a máquina de tatuar) também são embaladas, evitando a contaminação durante a troca de máquinas. Na mesa ou bancada você encontrará ainda: Lâminas de barbear descartáveis, agulhas descartáveis devidamente embaladas, biqueiras ou ponteiras já esterilizadas, tintas, máquinas, porta batoques e batoques, vaselina e papel toalha.
4 - Passando o negativo para a pele
Antes de tudo, o tatuador deve desinfetar as mãos com água e sabão, além da assepsia com álcool 70%, antes e depois da tatuagem, tomando bastante cuidado com as unhas. Com as mãos devidamente desinfetadas o tatuador utiliza álcool 70% para limpeza da região a ser tatuada. Caso haja a necessidade, o tatuador raspa a região a ser tatuada com um barbeador descartável. Usando papel vegetal com estêncil ou lápis copia, o tatuador faz e transfere o “negativo” para a pele do cliente. Ou o tatuador desenha a tatuagem diretamente na pele, o caso da tatuagem desta matéria. O cliente deve evitar se mexer neste momento, e não deve tocar no desenho, para evitar a desfiguração do desenho. Vale lembrar que no caso de tatuagens Free Hand (à mão livre) o tatuador não usa “negativos”.
5 - Procedimentos padrões para início da tatuagem
Novamente, o tatuador deve desinfetar as mãos com água e sabão, além da assepsia com álcool 70%, antes e depois da tatuagem, tomando bastante cuidado com as unhas. Com as mãos devidamente desinfetadas o tatuador irá colocar as luvas de látex descartáveis e máscara cirúrgica, óculos de proteção também são aconselháveis, para segurança do tatuador. O tatuador monta a máquina de tatuar, abrindo a embalagem das agulhas descartáveis e colocando-as na máquina de tatuar na presença do cliente. Depois de colocadas as agulhas na máquina, o tatuador coloca a biqueira ou ponteira; para cada quantidade de agulhas utilizadas na tatuagem existe uma biqueira ou ponteira respectiva. O formato desta biqueira varia também de acordo com as posições em que as agulhas foram soldadas. O tatuador deposita nos batoques as tintas a serem utilizadas na tatuagem, ficando cada cor em um batoque. Estes batoques (pequenos recipientes) serão descartados ao termino da tatuagem, juntamente com a tinta restante. A vaselina é separada em uma pequena porção, suficiente para o uso de um cliente.
6 - Tatuando
Quando tudo estiver pronto, o tatuador irá inicialmente traçar a tatuagem, utilizando o “negativo” como parâmetro, caso não seja uma tatuagem Free Hand. Neste momento quem estiver sendo tatuado, deve permanecer imóvel. Para introduzir a tinta na pele, o tatuador leva a agulha até a tinta, aciona a máquina, molhando assim as agulhas, logo após o tatuador aproxima a máquina à pele e aciona a máquina, tatuando o cliente. Depois de traçado o tatuador irá sombrear a tatuagem, esta sombra logo após o término da tatuagem terá um aspecto escuro, após terminada a cicatrização, a tendência é a sombra clarear um pouco. Traçado e sombreado, resta ao tatuador colorir a tatuagem, caso seja necessário. A tatuagem está pronta, mas o processo ainda não terminou.
7 - Começam os cuidados
Após o termino da tatuagem, o tatuador irá retirar o excesso de tinta. Com a região limpa, é hora de fazer a bandagem, evitando assim, a exposição do local tatuado à sujeira e evitando também algum tipo dano causado por esbarrões. A bandagem deve ser feita com filme de PVC, e o tatuado deve retirá-lo de acordo com o tempo indicado pelo tatuador. Cabe ao tatuado agora, conversar com o tatuador e seguir a risca os cuidados indicados por ele.
Clique aqui para conferir os cuidados a serem tomados durante o período de cicatrização e após a tatuagem estar totalmente cicatrizada.
8 - Descartando
Terminado o processo, o tatuador ou responsável, deve descartar os materiais e fazer a desinfecção da bancada ou mesa de procedimentos.
Materiais obrigatoriamente descartáveis:
Agulhas: Devem ser desintegradas ou depositadas em um recipiente rígido e lacrado, para serem tratados como coleta especial pela limpeza urbana do município, evitando assim acidentes durante a coleta de lixo.
Lâminas de barbear: Usadas quando necessário para raspar a pele na área da tatuagem.
Luvas de látex: Utilizadas pelo tatuador, evitando a contaminação do tatuador e do cliente.
Batoques: Recipientes onde são armazenadas as tintas durante o processo da tatuagem, devem ser descartados juntamente com o restante das tintas nos batoques.
Máscaras cirúrgicas: Utilizadas pelo tatuador a fim de evitar qualquer contaminação via oral.
Embalagem para revestimento de borrifadores e Clip-cord: Serve para evitar a contaminação destes materiais.
Filme PVC para bancada: Usado para evitar a contaminação da bancada deve ser descartado a cada cliente.
9 - Finalização
Sua tatuagem está pronta com qualidade, higiene e segurança. Confira os cuidados a serem tomados durante e após o período de cicatrização, clique aqui!
Busque sempre mais informações na Internet, revistas, convenções ou conversando com um profissional experiente.
Até a próxima!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário